10. Redes multiplexadas.

Você já imaginou quantas centrais necessitam da informação de velocidade do veículo?
- Injeção eletrônica;
- Câmbio Automático;
- Controles de estabilidade, tração e ABS;
- Rádio;
- Direção elétrica;
- Entre outros.
Imagine que para cada central, existisse um sensor de velocidade diferente. Podemos imaginar o quão inviável este sistema ficaria. Ainda que um mesmo sensor estivesse conectado a diversas centrais, o gasto em cobre seria imenso considerando a frota de veículos.
Redes multiplexadas
Com o passar dos anos, a quantidade de funções exercidas pelos automóveis são extremamente complexas sendo necessárias várias informações conjuntas.
Para solucionar esses problemas, as redes multiplexadas foram desenvolvidas. Essas redes são formas pelas quais as centrais se comunicam, trocam infomações relevantes para o fucionamento umas das outras, permitem uma manutenção simplificada e a economia de cabos e componentes.
A manutenção dessas redes por parte das oficinas é simples. Nós consideramos apenas manter a integridade física do barramento e das alimentações das centrais com conceitos da eletrônica básica como análises de circuitos resistivos, medições de tensão e continuidade no barramento.
Deixe nos comentários quais são as suas curiosidades relacionadas às redes de comunicação e como este blog pode te ajudar no seu dia-a-dia.
Forte abraço e bons estudos!
Comentários
Postar um comentário