13. Sistema de airbag: Bolsas infláveis.

Ao final da leitura dessa postagem você irá conseguir definir o que é o sistema de bolsas infláveis, por que ele é implementado nos automóveis e como é o funcionamento básico deste sistema. Não é necessário qualquer conhecimento prévio sobre os sistemas eletrônicos automotivos. 

O que é o sistema de airbag?

O airbag é um sistema de segurança passiva que teve aplicações em diversos modelos antes da área automobilística. Uma das aplicações externas foi na aviação.

Nesses modelos o sistema tinha a função de reduzir os danos em pilotos durante aterrissagens de emergência em períodos de guerra. 

O sistema de airbag é caracterizado por bolsas que inflam durante alguns milésimos de segundo após os primeiros instantes de um acidente. O intuito é não permitir que os ocupantes entrem em contato com as partes rígidas internas do veículo, minimizando assim os danos de um acidente.

O sistema é composto por quatro componentes básicos: as bolsas de airbag em si, o sistema de insuflação, os sensores e a central de airbag.

Os sensores são dos mais diversos tipos. Em geral, para as batidas frontais os sensores de desaceleração e de impacto enviam as informações para a central de airbag que cruza e analisa os dados em conjunto. 

Em casos de batidas laterais, os dois tipos acima também são empregados em conjunto com sensores de pressão. Nesse tipo de acidente a pressão interior das portas aumenta drasticamente e com os sensores de pressão a detecção é facilitada. 

Caso a central identifique que aquelas informações em formato elétrico correspondem a um acidente, comandam o sistema de insuflação. 

Este sistema (insuflação) libera uma determinada quantidade de gás rapidamente através de uma reação exotérmica.

A bolsa de airbag infla e começa a esvaziar antes mesmo dos ocupantes tocarem nela para evitar um choque. A velocidade do enchimento das bolsas de airbag passa dos 300km/h e uma pancada, mesmo com uma bolsa, nessa velocidade pode prejudicar nossa integridade física. 

Com relação aos procedimentos de manutenção, existem inúmeras técnicas para testar cada um dos componentes. Por se tratarem de muitos detalhes, irei detalhar o teste de cada componente individual em outras postagens. 

Deixe nos comentários abaixo quais são os detalhes que você gostaria que fossem abordados neste blog e as suas dúvidas. 

Lembre-se de registrar em seu caderno todas as informações relevantes para fixar os conceitos com mais profundidade em sua memória.

Forte abraço e bons estudos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como testar o automático do motor de partida isolado do M.P.?

21. Qual a diferença entre injeção direta e indireta?

Como são feitos os testes de injetores?