14. Motores de partida

 O objetivo deste post é introduzir os conceitos relacionados aos motores de partida.

Ao final da leitura você irá conhecer todas as funções dos três principais componentes deste sistema. Leia com atenção.

 

Carga e partida

O sistema de carga e partida é a subdivisão com maiores níveis de corrente em veículos equipados exclusivamente com motores de combustão interna. Esse subsistema é constituído de três peças principais: Bateria, alternador e motor de partida. Seguem abaixo as respectivas funções de cada um dos três.

Motor de partida:

Sabemos que os motores ciclo Otto necessitam de três variáveis bem dosadas para continuar em funcionamento. O combustível, o ar e a fonte inicial de calor. Repare bem nas palavras CONTINUAR EM FUNCIONAMENTO. Para iniciar seu trabalho, é necessário que um componente externo inicie o movimento.

Maior consumidor presente nos veículos tradicionais, o motor de partida tem como função dar início ao movimento do motor mecânico. As correntes consumidas em veículos de passei beiram os 200 A e em motores Diesel os valores variam em função do tamanho. Quanto maior o motor, maior o consumo em corrente elétrica.

 

Deixe nos comentários quais são os assuntos que você necessita que sejam aprofundados neste blog, registre em seu caderno os pontos mais importantes para fixar os conhecimentos em sua memória e deixe suas dúvidas abaixo para dialogarmos.

 Forte abraço e bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como testar o automático do motor de partida isolado do M.P.?

21. Qual a diferença entre injeção direta e indireta?

Como são feitos os testes de injetores?