5. O que é a Frenagem regenerativa?

 O objetivo deste post é levar o leitor a conhecer o que é a frenagem regenerativa, como o sistema trabalha e o motivo de ser implementado nos veículo elétricos/híbridos. Para compreender o post é necessário que o leitor tenha uma base sobre os conceitos de eletricidade básica e o funcionamento interno dos motores elétricos/geradores. 



O que é a frenagem regenerativa e qual o motivo de sua implementação?

A frenagem regenerativa é uma estratégia adotada nos veículos elétricos e híbridos para aumentar a autonomia, ou seja, fazer com que o veículo possa ser levado a lugares mais distantes sem cargas de bateria adicionais. Este é um dos principais focos da industria automotiva no desenvolvimento dos veículos de propulsão modernos. 


Como a frenagem regenerativa funciona?

Os motores elétricos e os geradores tem construções muito semelhantes. Os pontos em comum são tão evidentes que é possível construir uma mesma peça que faça as duas funções alterando apenas o circuito externo. Quando uma peça possui a função de gerador/motor é chamada de máquina elétrica. 

Nos veículos equipados com motores elétricos de tração, esta peça é transformada em um gerador nos momentos de desaceleração e declives. Como os geradores criam uma resistência mecânica ao realizar sua função, uma resistência sobressalente é colocada ao movimento do veículo. Dessa forma, o sistema de frenagem recebe um auxílio. Daí o nome "Frenagem regenerativa". 

Em suma, quando o veículo precisa reduzir a velocidade ou consegue manter a velocidade sem o motor elétrico atuar, o propulsor é transformado em gerador e a energia é direcionada às baterias de tração.

Assim as baterias recebem cargas extras mesmo sem ir a um posto de recarga, aumentando a autonomia, economizando dinheiro e deixando a viagem mais tranquila.

Obviamente que existem inúmeros detalhes a respeito do funcionamento interno das máquinas elétricas que serão expostos em posts futuros. 

Acesse o vídeo abaixo pra um vídeo sobre a frenagem regenerativa. 

Vídeo: O que é a frenagem regenerativa? Pra que serve?





Atingimos o objetivo do post? Se sim, abra seu caderno e faça seu resumo diário para fixar as informações. Se não deixe suas dúvidas nos comentários. Se você quiser que algum tema em específico seja abordado neste blog lembre-se de deixar uma sugestão abaixo. 



Comentários

  1. Olá professor foi muito bom essa informação muito obrigado, estou cursando faculdade gestão empresarial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O intuito é manter todos atualizados e estudando para buscarmos algo melhor. Desejo tudo de bom e sucesso na sua graduação!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como testar o automático do motor de partida isolado do M.P.?

21. Qual a diferença entre injeção direta e indireta?

Como são feitos os testes de injetores?