2. Por que as pastilhas de freio dos carros elétricos desgastam menos?

Imagine que você está pilotando seu carro em um trecho de longa descida. A medida que você solta o carro a tendência é uma aceleração proporcional à inclinação da pista. 

Para manter a direção do veículo, você precisa desacelerar pisando no pedal de freio. Nesse caso, o atrito dos elementos de desgaste do sistema de frenagem convencional causa uma força contrária ao movimento.

Agora imagine que exista uma segunda força de um outro sistema causando mais resistência. A tendência é que as pastilhas/lonas desgastem menos devido a uma menor exigência.  

Frenagem regenerativa é o termo utilizado para o sistema que utiliza a energia de movimento do veículo para recarregar as baterias por meio de um gerador. Como os geradores ficam mais "pesados" quando estão trabalhando, essa força é usada como aliada à frenagem por atrito.

A energia fornecida pelo gerador é utilizada para carregar as baterias de tração. Por isso é utilizado o termo "frenagem regenerativa". Essa é uma das estratégias para aumentar a autonomia dos carros elétricos. 

Na realidade, esse gerador é o próprio motor elétrico do carro. Mas esse já é um assunto para outro post....

Eaí entendeu? Faça um resumo em seu caderno de anotações para fixar melhor o conteúdo e deixe nos comentários quais temas você gostaria que fossem abordados neste blog. 

Forte abraço e bons estudos!

Obs: Caso prefira conteúdo áudio-visual, segue um vídeo meu explicando os fundamentos da frenagem regenerativa: https://youtu.be/fhxE2_EyHjI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como testar o automático do motor de partida isolado do M.P.?

21. Qual a diferença entre injeção direta e indireta?

Como são feitos os testes de injetores?