22. Qual é o estado do combustível durante a injeção?
Apenas injetar combustível líquido na câmara de combustão traria pouco ou nenhum resultado para o M.C.I. Dessa forma, o subsistema de alimentação de combustível não é apenas um "transportador" de combustível do tanque para o motor. Além de levar a fonte de energia química, o sistema também adequa o líquido armazenado no tanque para permitir a combustão no motor.

Como o combustível chega ao cilindro?
Lembremos que o combustível é armazenado no tanque em formato líquido. Esse estado dificulta a combustão porque as moléculas de hidrocarbonetos estão muito próximas e firmemente conectadas. Dessa forma, é necessário que a injeção transforme o estado de líquido para pulverizado e homogêneo com o oxigênio do ar atmosférico.
Como a alimentação de combustível muda o estado de líquido para pulverizado?
O líquido é deslocado ao motor pela bomba de combustível. Todo combustível não utilizado, volta para o tanque para não ser desperdiçado. Entretanto, existem restrições na linha de forma que a pressão aumenta à medida que a restrição é menor e o deslocamento da bomba aumenta.
A pressão faz com que o líquido force a entrada dos injetores. Essas "portas" são abertas pelo comando do módulo de gerenciamento eletrônico. Quando recebem o comando, se abrem em um pequeno orifício de passagem. Ou seja, o subsistema de alimentação de combustível utiliza a combinação entre alta pressão de injeção e uma passagem restrita para transformar o combustível do estado líquido para o estado pulverizado e homogêneo com o oxigênio do ar.
Observação complementar: Se o combustível estiver líquido, não existe queima devido à mistura estar com lambda rica no ponto de combustão. É como joga um fósforo dentro de um tanque de combustível líquido ou como a bomba de combustível elétrica dentro do tanque, em ambos os casos nenhuma combustão acontece. É preciso ter oxigênio para permear as moléculas do combustível e facilitar a combustão.
ResponderExcluirBy: Higor França.