Como saber qual parte do motor de partida está com defeito antes de desmontar?

Vamos considerar a seguinte situação: você já tem o Motor de Partida (M.P.) em mãos, já realizou alguns testes e chegou á conclusão que a peça realmente está com defeito. É hora de desmembrá-lo em pequenas partes e testar cada peça correto? Negativo! É possível já ter uma prévia de qual região do motor de partida está com problema antes mesmo de desmontá-lo. 

Nesse post você vai aprender a diagnosticar qual das duas regiões do motor de partida está com defeito antes mesmo de abrir a peça. Acompanhe a postagem para aprender essas técnicas. 


Preparação:

O bendix (engrenagem na ponta do motor de partida) faz dois movimentos na região anterior do motor. Um movimento é o de avanço e o outro é o de giro. Assim que a partida é acionada, o bendix se movimenta pra frente com o objetivo de acoplar-se no volante do motor e após o acoplamento ele se movimenta em giro para que o volante do motor se movimente e os ciclo internos do MCI aconteçam.

A região do motor de partida responsável pelo avanço do bendix é chamada de "automático" e a região do motor de partida responsável pelo giro do motor é o "motor elétrico". O automático é o cilindro menor do M.P., já o motor elétrico é o cilindro maior. 


Testes gerais do motor de partida: Automático.

Para testar apenas o movimento de avanço do bendix você deve realizar as seguintes conexões:
Atenção: Com essas alimentações o bendix irá se movimentar par frente, fique preparado. 

1) Pino 50: Positivo protegido por fusível;
2) Carcaça do motor de partida: negativo da bateria. 

Assim que essas alimentações forem realizadas, o bendix deve apenas avançar. Caso não avance, nós temos fortes indícios de necessidade de troca do automático. Remova a peça e teste seus componentes individualmente. Caso não saiba testar o automático consulte ao primeiro link de apoio ao final desse post.


Testes gerais do motor elétrico:
Atenção: O bendix vai girar no momento que fizer as alimentações abaixo, fique preparado. 

Para testar a região do motor elétrico (cilindro maior do motor de partida) basta alimentar a carcaça do motor de partida com a polaridade negativa e o pino que alimenta o porta-escovas (esse pino vai estar em um fuso com porca '13' e um cabo entrando no cilindro maior). 

Caso o motor elétrico não gire, a região do motor elétrico é a fonte da falha no motor de partida. realize a desmontagem e os testes individuais de cada componente. 

Forte abraço e bom trabalho. 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como testar o automático do motor de partida isolado do M.P.?

21. Qual a diferença entre injeção direta e indireta?

Como são feitos os testes de injetores?