Quando desmontar um motor de partida do veículo?

A decisão de desmontar um motor de partida é feita sempre em duas situações específicas. A primeira acontece quando o motor de partida recebe todas as alimentações e não funciona. A segunda acontece quando o motor de partida recebe as alimentações porém, gira lentamente. Deixando a partida "pesada". O objetivo desse post é te ajudar a identificar quando é a hora de desmontar um motor de partida do carro para que você não desmonte sem necessidade e perda horas de trabalho em oficina.

 Primeira situação: motor sendo alimentado porém sem girar.

Para identificar essa primeira situação você deve utilizar o multímetro ou caneta de polaridade para coletar as seguintes polaridades:

Cabeamento maior (Pino 30): Antes da partida esse pino deve receber uma alimentação positiva de 12V e durante a partida, deve estar próxima dos 9,6V.

Cabeamento menor (pino +50): Antes da partida esse pino deve receber uma polaridade negativa e durante a partida, uma polaridade de 9,6 Volts.

Carcaça (-31): Antes ou durante a partida, a polaridade da carcaça do motor de partida deve estar em 0 Volts ou muito próximo. Certifique-se de testar a carcaça em vários pontos para garantir que não existam falhas na alimentação da carcaça do motor.

*Lembre-se de realizar as medidas com os pinos do motor de partida conectados e de todas as precauções necessárias para realizar os testes de motor de partida. Caso não tenha domínio sobre o multímetro e suas medidas ou não saiba identificar os pinos +30,+50 e -31 clique nos links 1 e 2 ao final deste post estude e depois volte nessa publicação.

Caso os pinos do motor de partida se comportem conforme descrito acima nas condições comentadas e o motor de partida não esteja funcionando, é o momento de desmontar o motor de partida do veículo e realizar os testes em bancada.   

 Segunda situação: Recebimento das alimentações e motor de partida parado.

Para um motor de partida se movimentar lentamente no veículo uma das seguintes situações acontece: Bateria com baixa carga, motor mecânico travando, cabos de alimentação do motor de partida com resistência alta, defeito interno no motor de partida.

- Para aprender sobre os testes de partida em uma bateria automotiva consulte a referência 3 ao final desse post.

- Para saber se um motor mecânico está travando excessivamente, movimente-o por meio de uma roda suspensa com o veículo engrenado. Caso exista um peso excessivo, a partida lenta tem como defeito um motor mecânico com travamento.

- Caso os cabos do motor de partida estejam com alta resistência, os valores citados na primeira situação ficarão bem abaixo do mencionado.

- Se todas as peças acima estiverem com falha, é hora de desmontar o motor de partida e realizar os testes em bancada.

Referência 1: Aprenda a investigar falhas no carro.

Referência 2: Domine todas as medidas com multímetro.

Referência 3: Saiba quando a bateria está deixando a partida lenta.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como testar o automático do motor de partida isolado do M.P.?

21. Qual a diferença entre injeção direta e indireta?

Como são feitos os testes de injetores?