Quando desmembrar um motor de partida?
Sempre que o carro tem falha no arranque já desconfiamos do motor de partida. A suspeita é tão presente que, em alguns momentos, abrimos o motor de partida sem motivo. É inteligente fazer os testes desse componente com ele fechado em bancada antes de desmontá-lo sempre com o objetivo de evitar desmontagens desnecessárias. O objetivo desse post é para a seguinte situação: você está em oficina, com um motor de partida na mão ainda fechado e está com dúvidas se é realmente inteligente desmontar esse motor ou não. Se você está nessa situação, leia essa postagem e vá aplicando as dicas conforme for realizando a leitura.
*Observação: caso você esteja na situação de testar o motor de partida ainda montado no veículo, consulte o seguinte link: Quando devo tirar o motor de partida do carro?
Será que é o momento de abrir o motor de partida?
1) Coloque os seus EPIs e separe os seguintes equipamentos em bancada: Bateria, cabos de carga auxiliar, morsa, motor de partida a ser testado, alicate amperímetro, relé, fusível e chave de ignição para teste, cabos de 4mm para conexão em bancada.
2) Prenda o motor de partida em uma morsa de bancada ou em um suporte próprio para fixar motores de partida.
3) Coloque um dos cabos de bateria no polo negativo e prenda esse mesmo cabo em sua outra extremidade na carcaça da morsa. *Lembre-se de conectar este cabo em um local da morsa sem tinta para evitar isolações.
4) Coloque o outro dos cabos de bateria conectado ao positivo de bateria e conecte ao pino 30 do motor de partida.
*Lembre-se: O pino 30 do motor de partida é o pino com o maior cabo conectado no veículo normalmente na cor positiva.
5) Alimente o pino 50 por meio de um circuito com relé e chave de ignição sempre protegido com fusível. Se você não domina a montagem de circuitos com relé consulte a referência 1 dessa postagem.
*Lembre-se: O pino 50 do motor de partida é o pino conectado a um cabo de menor bitola. A coloração desse cabo varia para cada veículo. Alguns motores de partida vêm com um número "50" gravado na carcaça do motor de partida.
6) Acione a chave de ignição para teste e verifique se o motor de partida medindo a corrente de consumo desse motor em bancada. Se o motor de partida não girar ou consumir um valor de corrente elétrica demasiado, é hora de desmembrá-lo e testá-lo por dentro.
*Lembre-se: um motor de partida consome em bancada cerca de 50 A de média para veículos leves. Valores muito acima devem ser considerados um sinal para desmontagem. Consulte sempre o manual do fabricante para os valores exatos de cada modelo.
Referência 1: Aprenda a investigar defeitos no carro.
Comentários
Postar um comentário